Unidade 1 - atividades

Atividade 1.1 Reflexões Iniciais (duplas)
Refletir sobre as seguintes questões:
- Como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade?
- O que mudou na escola na última década no sentido de atender a essas novas demandas?
- Como você se sente diante desse novo desafio?
- Com vem sendo sua prática?
- E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?
- Debater as questões propostas; produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões (250-300 palavras);
- Salvar o arquivo na pasta da seguinte forma: ativ11_nomesdoscursistas;
- Postar o arquivo na Biblioteca > Material Aluno> Tema Ativ-1.1-Subtema- Reflexões iniciais.

Atividade 1.2 Quem sou como professor e aprendiz?
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas
culturais de representação do pensamento?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Acesse a Ferramenta INTERAÇÃO> Clique na opção FÓRUM.

Escolha o FÓRUM QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ apresente-se e registre suas ideias sobre o tema Quem sou como professor e aprendiz.

Leia os relatos de outros cursistas (no mínino 2), e comente os aspectos presentes em seus textos que mais lhe chamaram atenção.

Atividade 1.3 - Educação e Tecnologia
Ativ. 1.3 – Educação e Tecnologia
Assistir entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia.
Orientações:
Acesse o vídeo pelo ambiente em MÓDULO > CONTEÚDO DO MÓDULO ou digite no navegador web: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=szNSCklQnWY, ou ou acesse pelo CD.
Acessar a ferramenta INTERAÇÃO > DIÁRIO DE BORDO.
Clicar em NOVA ANOTAÇÃO.
Registrar a própria reflexão – fazer registro de expectativas ou preocupações no que diz respeito ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem no Diário de Bordo.
Digitar o texto no espaço do diário.
Clicar em incluir.

Atividade 1.4 - Tecnologias na Escola
Fazer uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e as formas mais comuns de seu uso.

Orientações:
Levantar quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vem sendo utilizadas;
Organizar estas informações usando o Impress (2-3 slides)
Salvar o documento em sua pasta como ativ14-grupo-unidade1 e postá-lo na Biblioteca em Material Aluno, tema Ativ 1.4 Subtema “Tecnologias existentes na escola”.
Salvar o arquivo em um CD ou num pendrive para apresentar no Encontro Presencial.

Atividade 1.5 - Mapa Conceitual
Elaborar um mapa conceitual de aprendizagens ao longo da unidade 1

Orientações:

Identificar conceitos e palavras-chave, ideias que foram mais significativas para você no desenvolvimento da unidade 1;
Elaborar um mapa conceitual com o conceitos elencados;
Salvar em formato PDF com o seguinte nome de arquivo: ativ15mapaseunome;
Postar na Bilbioteca > Material Aluno > Tema Atividade 1.5 > Subtema Mapa Conceitual

Atividade 1.6 - Fórum Informática e Projetos de Aprendizagem
Pesquisar sobre trabalhos por projetos que integrem o uso das TIC (em duplas, grupos ou individualmente).

Orientações:
Acessar o conteúdo do módulo (pág. 10);
·Clicar em Atividade 1_6;
·Navegar pelas páginas da webquest;
·Iniciar as pesquisas acessando os links sugeridos na webquest;
·Se preferir pode pesquisar apenas no portal do professor, pois o mesmo é repleto de trabalhos por projetos que integram as TIC;
·Após conhecer alguns trabalhos por projetos, reflitir sobre os seguintes pontos:
o Quais os benefícios pedagógicos da proposta de projetos de aprendizagem?
o Quais as possibilidades de uso das TIC durante a realização de projeto de aprendizagem?
o Quais são as atribuições:
§ do professor em um projeto de aprendizagem?
§ do estudante em um projeto de aprendizagem?
·Organizar suas reflexões em um texto único e postar no fórum